sexta-feira, 15 de julho de 2011

O quarto escuro




Você provavelmente já reparou nisso, mas é interessante pararmos para pensar. Você já deve alguma vez em sua casa, ou em outro lugar mesmo, estando em um cômodo ou local de boa iluminação e logo em seguida passar para um quarto escuro. Logo que você entra nele, você não consegue ver nada ou quase nada. Com o tempo passando e com acostumar dos seus olhos, muitas coisas que você não via, você passará a ver e a reparar. Sua visão se acostumou e adaptou-se a um local com pouca iluminação.

A situação inversa ocorre da mesma maneira. Se você estiver no quarto escuro e sair para fora ou para um cômodo com muita iluminação, você sofrerá até se adaptar. Você mal conseguirá manter seus olhos abertos pela luz que no início será forte, mas ao passar do tempo, seu olho vai se acostumando e aquela iluminação excessiva passará a ser agradável e normal quando sua visão estiver adaptada.

Quero trazer essas duas ilustrações para a vida cristã. E lançar um alerta e uma reflexão para as nossas vidas. Vamos lá!

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."
Romanos 12:2
A primeira lição que tiramos dessa ilustração é que não podemos nos acostumar com as coisas deste mundo, que é representada pelo quarto escuro. Quando deixamos nos dominar e rodear por coisas que não são da luz, que só trazem escuridão, na hora até sentimos falta daquela luz que habitava em nossa vida. Mas aos poucos, a escuridão permanecendo, nos acostumamos. Nosso corpo, mente e vida se adapta à uma vida sem a luz de Cristo. Nos tornamos mundanos e submissos à vontade da carne e esquecemos da luz. A escuridão se torna confortável. Estamos sem a visão completa. Vemos as coisas em sua superficialidade. Nem tudo é vísivel.

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;"
I Pedro 2:9

A segunda é que quando estamos em trevas ou na escuridão, e Jesus com sua graça e amor nos chama para a luz, sentimos um impacto em nossas vidas tão forte e poderoso, que sentimos um anseio grande em permanecer na luz e lá se manter. Esse impacto positivo é parecido com aquele quando saímos do quarto escuro. É Cristo que nos ilumina e trata conosco. A nossa visão também se altera. Muitas coisas que não tinham sentido ou que ficavam escondidas na escuridão, se tornam vísiveis em sua totalidade. Vemos as coisas com clareza, pois Cristo nos revela a verdade.

"O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz."
Isaías 9:2

Mas a terceira lição é a melhor e a mais importante! Você já viu o poder de um feixe de luz dentro de um quarto escuro? Não importa o tamanho do quarto ou da escuridão, basta um pequeno buraco ou uma pequena entrada em uma janela, por onde a luz entre, que a escuridão é cortada. A luz tem um poder muito maior do que a das trevas, do que a do escuro. Um pequeno traço de luz dentro de um quarto completamente escuro, muda a visão das coisas.

Não importa qual seja o tamanho do quarto que você se encontra. Ele pode ter muitas coisas ruins. Você pode já estar acostumado com uma vida sem luz e até gostar dela, pois já se conformou com isso. Mas quero te dizer uma coisa: Jesus é o feixe de luz que atravessará este quarto escuro. Jesus mostrará onde tem uma saída neste quarto. Através da luz você saberá qual caminho seguir! Você encontrará uma vida melhor, sem coisas escondida. Uma vida baseada na verdade de Cristo, que morreu na cruz para te dar vida eterna.

Lembre-se disso:

"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."
João 8:12

Deus te abençõe!


Autor: Danilo Zanon

Nenhum comentário:

Postar um comentário