segunda-feira, 11 de junho de 2012


De tornar a congregar em Cristo Todas as coisas( Ef 1.10 a)



Deus em sua infinita Majestade criou tudo o que existe. Sua glória foi revelada nas coisas visíveis e invisíveis. Seu poder pôde ser contemplado pelos seres criados.
Deus em sua infinita bondade quis compartilhar com suas criaturas a beleza de existir, afinal só Deus existia no princípio e  somente Ele podia contemplar a beleza de sua Glória. Por isso mesmo fomos criados, para contemplarmos a grandeza de um Ser Maravilhoso e pra lhe rendermos Glória.

O que levaria o homem a afastar-se de um Deus tão glorioso, resplandecente ,belo e infinito? Se um dia usufruíra dessa tão doce presença, como pôde simplesmente abandonar algo tão indescritível?

O que sabemos é que o homem perdera esse privilégio graças a sua desobediência. Em sua liberdade escolhera afastar-se dessa Glória, que outrora só podia ser vista por Deus e pelos anjos. Havia desde então um abismo que distanciava a criatura de seu Criador. O homem estava condenado a jamais ver aquela Luz que um dia enchera seus olhos de encanto. Teria de perambular até sua morte por caminhos áridos e tristes, escuros e frios.

No jardim ele encontrava-se com Elohim, apreciava sua beleza e tocava na vida. Comia dos frutos na companhia do próprio Lavrador do mundo e de repente viu-se completamente perdido.
Muitos achavam que era o fim do relacionamento de Deus com seus seres criados. Entretanto, Deus surpreendera a todos quando providenciara um sacrifício capaz de restaurar e restabelecer o elo perdido: Cristo, a esperança da Glória.

Em Cristo podemos vivenciar ainda que parcialmente aquela Glória que nosso Pai Adão viveu com Deus. Agora não vemos completamente essa Glória, mas um dia quando estivermos no céu com Cristo, então conheceremos Deus em todo seu fulgor.
Experimentaremos a  profundeza, o cumprimento e a largura dessa experiência, não por um determinado período de tempo, mas por toda a eternidade. Agora oramos como Cristo orou a seu Pai:

“Dá-me aquela glória que eu tinha contigo antes da fundação do mundo.”

Ansiamos a cada dia por essa glória. Na verdade vivemos em profunda expectativa , esperando o aparecimento de Cristo em seu poder e sua Glória. Assim como Moisés dizemos: Mostre-nos sua glória!

Como Isaías pôde ver a Glória de Deus sobre o trono, assim o veremos sobre todos os redimidos. Reinando como Rei da Glória, cheio de Graça e de verdade. Resplandecendo como o sol na sua força. Brilhante como o bronze no fogo é a semelhança de sua glória.

Contudo,para sempre ficaremos perplexos com a grandeza da glória de sua graça. A eternidade não será bastante para experimentarmos a dimensão dessa glória, afinal foi para isto que Deus nos escolheu e nos criou no princípio e foi por isso que permitiu a queda humana: para revelar-nos a sua gloriosa graça.

Estávamos longe, mas agora estamos perto. Não víamos, mas agora podemos ver sua face. Ele tornou a nos congregar consigo. Ele nos restituiu a glória perdida de sua presença. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário