quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Uma Caixinha de Surpresas

Dizem que a vida é “uma caixinha de surpresas”. Por mais que tentemos controlar as situações, e às vezes temos a impressão de que estamos conseguindo, nunca sabemos o que acontecerá nos momentos futuros de nossas vidas.
A incerteza do porvir gera em nós humanos o famoso sentimento da ansiedade. Provavelmente conhecida por todas as pessoas que já viveram neste planeta, a ansiedade, que para alguns pode ser apenas um “friozinho na barriga” ou um pequeno nervosismo, se cultivada, como qualquer outro sentimento, bom ou ruim, cresce e pode ganhar muita força.
Até mesmo a criação de uma declaração de propósitos, aliada a incrível habilidade humana de conseguir transformar algo que tem o objetivo de beneficiar, pode se transformar em mais um motivo para se ter ansiedade. “Conseguirei atingir os propósitos da declaração?”, “O que Deus pensará de mim se eu não atingi-los?”.
A Bíblia nos ensina a não andarmos ansiosos por coisa alguma. Com certeza Deus já sabia dos problemas que esse sentimento nos traria futuramente, e provavelmente já estava trazendo antes de serem escritas essas palavras. Problemas estes, que até se refletem no nosso físico, podendo gerar problemas à saúde.
Então o que fazer para acabar, ou amenizar consideravelmente este mau que nos prejudica tanto ao longo de nossas vidas aqui na terra?
Dizer que por alguém ser ansioso não está sendo um bom cristão, ou está se afastando de  Deus, é muito parecido com dizer que o sofrimento no  afasta de Deus, ou se estou sofrendo, logo, estou pecando. E o sentimento da ansiedade, como os outros sentimentos que nos afligem neste mundo, fazem parte da luta que passamos todos os dias para nos aproximarmos de Deus, e nos mantermos firmes e constantes junto a Ele.
O próprio Jesus nos disse que neste mundo sofreríamos aflições, mas para nos animarmos, pois Ele venceu o mundo.
Quanto à aflição em si, devemos pensar que quanto mais colocamos Deus no centro da nossa vida, menos ansiedade sentiremos. Quanto mais confiamos que suas promessas se cumprirão, menos nos preocuparemos com a parte do nosso futuro que não controlamos, e passamos a investir o nosso tempo no que podemos influenciar que é o que plantamos hoje, e colheremos um dia, aqui na terra, ou na eternidade com Cristo.

Autor: João Mateus Weschenfelder

Nenhum comentário:

Postar um comentário