quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Deus tem um propósito em nossa vida

Quem já não ouviu a frase: “Deus tem um propósito para sua vida”. Se ela se tornou ou não uma realidade em nossas vidas já é outra história. Mas se quisermos que se torne uma realidade, precisamos acreditar e viver isso. Em Romanos 8:28-30 Paulo diz:

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”.

Falar em predestinação é como andar num campo minado, é preciso saber onde se pisa. Há muita controvérsia sobre o assunto, mas é necessário entender o que Paulo quis dizer neste texto.
Crer na predestinação é bíblico, além de citar duas vezes no texto, Paulo também fala em predestinação em Efésios 1:5:

Nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade”.

A declaração de Paulo no texto de Efésios tem o mesmo aspecto do texto de Romanos, “somos predestinados para realizarmos a vontade de Deus”. Essa predestinação fundamentada na Palavra de Deus tem como base os atributos incomunicáveis e intransferíveis de Deus, como a onisciência.
Assim pela presciência (conhecer antes), Deus sabe quem aceitará ou não a sua chamada, assim entendemos que os que não aceitaram a Jesus Cristo, não deram ouvidos ao chamado de Deus, desta forma, sabendo que nós aceitaríamos Jesus Cristo como nosso Salvador, Deus estabeleceu um propósito para nossas vidas.

Esse propósito, de antemão estabelecido é o caminho ideal para seguirmos, mas isso não quer dizer que somos obrigados a segui-lo. Temos a nossa própria capacidade de escolha, o que alguns chamam de “livre arbítrio” e outros de  “vontade livre”, que Deus respeita.
Mesmo sabendo que existe um caminho perfeito, por nossa vontade livre, escolhemos segui-lo ou não, não somos autômatos que apenas realizam tarefas para as quais foram programados.

Quando o texto diz: “que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”, fica evidenciada uma escolha, aqueles que ouviram o chamado e aceitaram a Jesus Cristo como seu salvador, entraram para o propósito de Deus. Paulo está dizendo que existe “uma predestinação em Jesus”, um caminho perfeito.
Deus tem em Jesus um homem perfeito, e quer que todos sejam iguais a Ele. Como pela sua presciência Deus conheceu antes quem aceitaria o seu chamado, os predestinou a serem iguais a Cristo Jesus, este é o propósito de Deus para as nossas vidas.

Por: Carlos - Blog da Vida Eterna

Nenhum comentário:

Postar um comentário